Mito ou verdade

AFIRMAÇÃO: Os meninos com trissomia 21 morrem geralmente cedo, sempre antes dos pais.

MITO: Mercê da notável evolução da medicina, a esperança média de vida à nascença das pessoas com trissomia 21 é, no presente, muito elevada, sobrevivendo, amiúde, aos próprios pais.

AFIRMAÇÃO: Os meninos com trissomia não deverão tomar metilfenidato (Ritalina®).

MITO: Atendendo a que as pessoas com trissomia 21 exibem, quase sempre, um défice cognitivo, amplificado por um défice de atenção geralmente coexistente, sempre que for identificado um défice de atenção, poderá ponderar-se, a partir dos 5 anos de idade, a proposta de prescrição de metilfenidato com carácter experimental: se resultar, mantém-se; se não resultar, suspende-se.

AFIRMAÇÃO: As meninas com a pré-mutação para a síndrome do X frágil apresentam, invariavelmente, um neurodesenvolvimento e um comportamento absolutamente convencionais.

MITO: As meninas com a pré-mutação para a síndrome do X frágil apresentam, frequentemente, alterações no neurodesenvolvimento (PHDA, …) e no comportamento, embora sem afectação da esfera cognitiva.

 

 AFIRMAÇÃO: Os meninos com Perturbação do Desenvolvimento Intelectual só devem iniciar uma intervenção a sério quando da entrada para o 1.º ano da escolaridade.

MITO: Com fundamento no fenómeno da plasticidade cerebral (que se reduz à medida que a idade avança), a intervenção deverá começar o mais cedo possível, idealmente antes do nascimento!

AFIRMAÇÃO: Os meninos com Perturbação da Linguagem, sobretudo se moderada a grave, poderão apresentar, mais tarde, dificuldades na aprendizagem da leitura.

VERDADE: Com efeito, os meninos com uma Perturbação da Linguagem, sobretudo com grande afectação das competências fonológicas (relativas, grosseiramente, ao processamento dos sons), poderão apresentar, mais tarde, dificuldades na aprendizagem da leitura, já que este problema tem por base incapacidades no domínio da consciência fonológica.

 

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

Acima ↑