Perguntas e Respostas

  1. Os meninos com trissomia 21 poderão ser autistas?

A maioria das crianças com Trissomia 21 tem uma excelente interação social e capacidade de empatia, sendo estas até umas das características mais marcantes e positivas desta síndrome. No entanto em alguns casos (estimando-se cerca de 5-10%) pode haver a presença concomitante de Perturbação do Espetro do Autismo, pelo que é possível haver crianças com Trissomia 21 e autismo diagnosticados.

  1. Os meninos com Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção são sempre muito opositivos e desafiantes?

As crianças com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) podem ser impulsivas e desatentas e por isso muitas vezes não cumprem o que lhes é pedido, fazem o que não devem e não obedecem como esperado. No entanto esta situação é diferente da criança com perturbação de Oposição em que há uma intenção de desafiar a autoridade e de pisar o risco, não cumprindo as regras não por impulsividade ou falta de lembrança das mesmas. As crianças com PHDA percebem o erro e pedem desculpa (mesmo que se esqueçam e repitam tudo pouco tempo depois), enquanto que as crianças opositivas e desafiantes têm prazer em não cumprir as regras.

 

  1. É possível diagnosticar uma Dislexia aos 5 anos de idade?

A Dislexia é uma perturbação da aprendizagem da leitura e só pode ser diagnosticada quando há um ensino formal da leitura, pelo que não pode ser diagnosticada antes aos 5 anos. Podem é identificar-se nesta idade alguns fatores de risco como fraca consciência fonológica ou problemas de linguagem que podem alertar para uma possível evolução com dislexia.

 

  1. Os meninos com Perturbação do Desenvolvimento da Coordenação Motora têm, geralmente, dificuldades acrescidas na leitura?

Os meninos com Perturbação da Coordenação Motora não devem ter problemas na aprendizagem da leitura, mas podem ter dificuldades ao nível da escrita, sobretudo da caligrafia. Se surgirem problemas na leitura, é importante perceber se há concomitantemente dificuldades na perceção visual, na atenção ou ponderar possibilidade de dislexia associada.

 

  1. Os meninos que tiveram uma meningite meningocócica ficarão, inexoravelmente, com uma perturbação do neurodesenvolvimento?

Não. A meningite meningocócica pode ter consequências a nível do desenvolvimento, cognitivo, de memória, de atenção, mas não é obrigatório que tal aconteça. No entanto, pelo risco aumentado, as crianças com meningite devem ser vigiadas em consulta de neurodesenvolvimento para ver se houve sequelas no seu desenvolvimento devido à patologia infecciosa e complicações eventuais.

 

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